8 de outubro de 2009

Propostas para a freguesia II: Apoio social

No contexto da mais grave crise económica dos últimos anos, o apoio social ganha ainda mais relevo. Há muitas medidas de mitigação dos efeitos da crise que ultrapassam o âmbito da acção política da Junta de Freguesia. No entanto, o apoio social é mais efectivo pelas instituições que mais próximas estão dos cidadãos. A Junta de Freguesia tem esta obrigação de proximidade com as pessoas. Dessa forma seremos todos mais atentos às situações de carência.

Mas pretendemos, não só que a Junta esteja atenta aos problemas sociais, mas que consiga ter um papel activo para os minimizar. Em articulação com a CML, pretendemos que a Junta de Freguesia esteja apta a prestar apoio aos mais carenciados. Neste apoio inclui-se ainda o apoio domiciliário, no âmbito do programa AJUDA LISBOA, para auxílio a pessoas com dificuldade de mobilidade em tarefas do quotidiano. Este programa pretende dar um apoio 24h/dia a idosos isolados.

Pretendemos ainda criar um Centro de Dia gerido pela freguesia que funcione em articulação com o Centro Social e Paroquial por forma a que sejam complementares. O nosso objectivo é que mais pessoas sejam servidos e com mais actividade e serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário