7 de outubro de 2009

Propostas para a freguesia I: Segurança dos transeuntes

Pretendemos assegurar e velar pelo melhor funcionamento das passagens de peões. Significa que é objectivo uma adequação da temporização dos semáforos que, sendo pertinente em toda a freguesia, é particularmente importante no Largo do Rato. Estamos cientes que o problema do Largo do Rato só se resolverá com um novo desenho do seu tráfego automóvel e também nesse projecto esta equipa pretende um diálogo intenso com o executivo camarário. No entanto, enquanto não houver uma solução de fundo, é imprescindível que sejam implementadas medidas que tornem o Largo do Rato mais amigo do peão.

Pretendemos ainda criar novas passadeiras e recolocar antigas dando particular atenção à circulação de crianças, idosos e incapacitados.

De igual forma, pretendemos colocar faixa anti-derrapantes nos passeios mais íngremes. A nossa freguesia é rica em ruas de declive acentuado. Estas, dada à natureza escorregadia do passeio, colocam muitas vezes em perigo a segurança dos transeuntes, sobretudo daqueles com menor mobilidade.

Entendemos ainda ser importante o rebaixamento dos passeios para, mais uma vez, melhorar a mobilidade na freguesia. Queremos que a nossa freguesia seja um exemplo em termos de mobilidade tentanto eliminar todas as quaisquer barreiras.

Queremos também colocar piso de amortecimento nos parques infantis cujo piso limita as brincadeiras das crianças da freguesia.

Um comentário:

  1. De facto, a antiga Praça do Brasil é labiríntica para um peão.

    As faixas anti-derrapantes constituem uma prioridade máxima para os habitantes de São Mamede. Já assisti a demasiadas quedas graves, por estas calçadas abaixo.

    ResponderExcluir